Os blogs de moda e sua relação com o aumento do consumismo
@jaquelinekimura
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWbnznD2GFbMDZQJ-qpuxwmpzfDwG99H6-mkGozwDYCuDZdKzzj78DDwUceg6PZRAOXTkgrWvgtUcvpzN4l28BRvyK_ooItyV2HxVItrXjxnT9YdOXzYqnGyPNPm3C_Gxvbge6btltImVf/s320/lost+in+my+life_03.jpg)
Os blogs de moda brasileiros nunca estiveram tão em alta. Várias blogueiras estão ganhando fama no mundo com os “diários virtuais”, onde mostram suas produções, as tendências da estação e falam de assuntos, como elas mesmas definem “de mulherzinha”.
Camila Coutinho, do Garotas Estúpidas (www.garotasestupidas.com), é uma das mais conceituadas blogueiras do Brasil segundo a Revista Vogue Paris e chega a ter 30 mil acessos únicos (de IP’s diferentes) em um só dia.
Camila é seguida por Helô Gomes, do Sanduíche de Algodão (www.sanduichedealgodao.com.br), que já teve picos de 25 mil acessos únicos em um dia e Mariah Bernardes, do Blog da Mariah (www.blogdamariah.com.br) que alcançou pouco mais de 20 mil e ficou famosa na sua cidade por causa do blog. Mariah mora em Araçatuba.
Para todas elas, o blog surgiu como diversão. Camila não fala os valores para anunciar no G.E., mas especula-se que ela tenha um salário de cerca de R$ 30 mil por mês, somando todos os anunciantes do blog.
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O Ibope Inteligência constatou em 2010 que o consumo de itens de moda tinha tendência a aumentar, alcançando a marca de R$ 136 bilhões de reais gastos com roupas, acessórios e maquiagens. O aumento do consumo cresceu paralelamente ao dos blogs e várias marcas ganharam fama devido a eles.
Ser a favor ou não do consumismo é opinião de cada um, mas a artista plástica Rachel Perry Welty fez uma exposição chamada “Lost in my life” (“Perdida na minha vida”), onde a partir de materiais comuns, como embalagens e etiquetas de preço, ela cria cenários e é fotografada como se estivesse sendo “engolida” pelos produtos. “Com a exposição eu quis mostrar que as coisas por nós consumidas podem tomar uma proporção maior do que deveriam e nada desses itens de consumo pode exercer qualquer tipo de poder sobre nós”, afirmou Rachel.
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